Takata, o sagrado feminino e o Reiki
Hawayo Takata, Mestra de Reiki, nos deu com sua vida intensa, repleta de desafios, uma compreensão maior sobre a força da superação feminina, determinação e consciência de obrigação para com a família e com o Reiki. É considerada a responsável pela disseminação do Reiki no ocidente.
A história de Hawayo Hiromi Takata começa na manhã do Natal de 1900, quando nasceu em Hanamaulu na ilha de Kauai, no Hawai. Sua mãe pediu então à parteira que banhasse a recém-nascida, a envolvesse num lençol branco e voltasse o seu rosto para o sol, que estava justamente nascendo por trás de uma montanha, enquanto batizava a criança com o nome de “Hawayo” em homenagem ao recém formado território do Hawaii. Seu pai trabalhava nos campos de cana de açúcar.
Quando completou 12 anos, juntou-se às outras crianças que trabalhavam na lavoura durante o Verão. Trabalhava arduamente, porém como sua saúde era delicada, cada vez mais se tornava um problema. Assim fora convidada a assistir às salas de aula, o que lhe possibilitou ajudar a sua família.
Em 1914 conseguiu um emprego numa loja de Lihue, aos sábados, e pouco tempo depois, uma cliente da loja, impressionada com a delicadeza e presteza de Hawayo Takata no seu trabalho, ofereceu-lhe um emprego melhor, com o dobro do salário. Com a sua experiência adquirida anteriormente passou a supervisionar 21 pessoas.
Lá conheceu e casou com Saichi Takata, o contador da propriedade em que trabalhava e teve duas filhas.
Em outubro de 1930 Saichi faleceu repentinamente, aos 34 anos de idade. A partir daí, a vida de Hawayo ficou mais difícil. Ela teve que trabalhar ainda mais para garantir o sustento das duas filhas, o que resultou numa estafa, além de outros problemas físicos, como fortes dores abdominais, e graves problemas respiratórios.
Pouco tempo depois, faleceu a sua irmã mais nova, o que levou Takata ao Japão, para dar pessoalmente dar a notícia aos seus pais, em Yamagushi e para levar as cinzas de Saichi para serem colocadas no templo budista Ohtani em Tokyo.
Em 1935, Takata é levada ao hospital em Akasaka, para investigação de suas dores e descobre que tem um tumor no abdômen, cálculo renal e apendicite.
Além de uma dieta rigorosa para se preparar para uma cirurgia, frai oferecido um tratamento Reiki na clínica de Chujiro Hayashi (iniciado por Mikao Usui).
Em consequência das aplicações de Reiki, Takata fora curada, assim tomou para si um grande interesse por aprender a técnica Reiki.
Em uma visita ao Dr. Hayashi comprometera-se a ficar no Japão o tempo que fosse necessário e assim foi iniciada.
Takata e suas duas filhas ficaram hospedadas durante um ano na casa do Dr. Hayashi, para aprender e praticar Reiki diariamente com ele, nas suas visitas aos doentes. Recebeu a iniciação no segundo grau de praticante Reiki. Quando ambos sentiram que o treino estava concluído, em 1937 Takata retornou a Kauai, no Havaí, com o dom da cura.
Em fevereiro de 1938 Hawayo Takata tornara-se Mestre no Sistema Usui de Reiki, estando qualificada a praticar e ensinar o sistema. Em julho de 1938, ela completou os seus estudos de anatomia e técnicas alternativas, em Chicago.
Em 1940, com a morte de Hayashi, a Mestra Takata se vê novamente sozinha e com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de disseminar o Reiki. Mesmo enfrentando alguns preconceitos por causa de sua descendência japonesa e por falar de uma Energia de Cura com as mãos em uma sociedade cristã, ela ensinou e usou o Reiki todos os dias de sua vida.
Takata não somente ensinava o Reiki: ela o vivia.
A sua vida não era fácil, repleta de obstáculos e responsabilidades, as quais transfora sempre em oportunidades de crescimento espiritual, tornando o seu carácter cada vez mais forte. Ela sabia sempre o que almejava e encontrava os caminhos para a realização de seus propósitos. De personalidade viva, porém de grande simplicidade e uma curiosidade sadia de uma criança, questionava e explorava novas ideias sempre. Tinha uma intuição poderosa e usava sempre para o bem.
Nos últimos 10 anos de vida recebeu a incumbência de seus mentores à iniciar apenas 22 mestres, o que a fez dividir em duas partes e mensurar o mestrado por um valor astronômico. Até hoje aqui no Ocidente e já no Oriente o Mestrado é ensinado em níveis 3A e 3B. Veio a falecer em dezembro de 1980, pouco antes do seu aniversário.
Graças à força e dedicação de Hawayo Takata, o Reiki se espalhou no ocidente e é hoje conhecido no mundo inteiro!